domingo, 11 de outubro de 2009

Fotografo oficial ...

Esses dias o fotógrafo oficial de Campinas Ivan Santos tirou várias fotos do EN, vamos colocando aqui algumas fotos ...













Irritando a Plenária 2 ...

Mais um filminho ...


(Ballet Clássico)

Irritando a Plenária ...

Nestes dois dias que se passaram a Plenária do EN teve um visitante especial. Galli, Cabeça, Pedro e Júlio, descontrairam todos que estavam ali com algumas atividades. Colocamos aqui um pequeno pedaço do que aconteceu nesses dois dias.


(Ginástica)

sábado, 10 de outubro de 2009

Tirando o chapéu ...



Pra quem você tira o seu chapéu?

Após os workshops do mosaic e do Levando a Vida com amor e alegria que tiveram uma avaliação positiva dos participantes do EN, iniciou-se o WS preparado por Campinas, em que Osmar foi quem encabeçou o projeto.

Com um grupo muito motivado e envolvido contamos a história do chapéu, mostrando personagens importantes que tornam o chapéu um ícone, e contamos a história deste acessório durante os anos e as suas modificações.

Primeiro dia ...

E começou o EN, aqui em Campinas o dia teve várias atividades. Começamos a manhã com as notícias do CISV Brasil, informações sobre os chapters, e sobre todas as participações e decisões nas reuniões internacionais. Também foi apresentado o staff do EN, muitos voluntários, e o Presidente do EN Nacional apresentou o staff nuclear: Bruno, Fernanda, Ricardo, Luis, Fábio, Lucilia estão aqui auxiliando pra que tudo ocorra muito bem durante o evento. A Apresentação de Salvador teve uma surpresa muito "bonitinha", um grupo de meninas do chapter apresentou os resultados do chapter. Um pedacinho pode ser visto no vídeo abaixo ...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pra quem está arrumando as malas..

..damos uma dica sobre a previsão do tempo (segundo o site clima tempo)para os próximos dias!!











quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Próxima parada.. ESTAÇÃO CULTURA!!



A partir de amanhã nosso chapter começa a receber CISVianos de todos os cantos do país! Mas antes disso, apresentamos o logo do Encontro Nacional 2009!
A imagem representa a antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro de Campinas, prédio considerado símbolo da cidade e do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foi escolhido entre os pontos turísticos por ser a principal entrada no município na época do ciclo ferroviário paulista. E é desta forma que damos as boas vindas a todos os participantes deste EN!

A Estação teve a sua viagem inaugural entre Jundiaí e Campinas em 11 de agosto de 1872. Atuou como entroncamento de diversas ferrovias (Paulista, Mogiana, Sorocabana e Ramal Férreo Campineiro), articulando o trânsito de passageiros e carga entre a capital e o interior do Estado. Serviu como estação ferroviária até 15 de março de 2001, época em que partiu o último trem de passageiros com destino a Araraquara. Em 1982 foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Há pouco tempo passou por uma revitalização e desde julho de 2003 abriga um centro cultural, administrado pela prefeitura. É também sede de vários shows, feiras, exposições e até mesmo cursos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Duas agendas, muita troca e atividade (Mas o tempo é curto)

O 22º EN, a exemplo de todos os anos, irá se desenvolver através de duas agendas. Uma que envolve toda a comunidade cisviana participante do Encontro, através da troca de experiência e reciclagem em workshops programados especialmente para este fim. E uma outra agenda, deliberativa, em Assembléia Geral que reúne delegados dos 10 Chapters e a Diretoria Executiva do CISV Brasil. Nesta assembléia são apresentadas para análise e aprovação as contas do exercício do ano corrente do CISV Brasil. Também é apresentado e discutido o orçamento nacional para o próximo ano. Na Assembléia são discutidos assuntos relevantes para o funcionamento da organização em forma de moções que podem ser apresentadas por qualquer cisviano, desde que seja com a antecedência necessária.Nessa ocasião são também eleitos a Diretoria e Conselho Fiscal.

Na agenda aberta a todos os participantes estão programados vários workshops, com temas como: “Levando a vida com amor e alegria”, “Meu filho está no CISV. E agora?”;”Interplus”, “Desafiando o Status Quo”, “Vivência de CISV” e “Pra você eu tiro o meu chapéu”.Dentro do programa Mosaic, serão analisados os temas:”Pensar globalmente, Agir localmente”; “CISV, o mundo e a sociedade”, CISV ontem e hoje” e o Futuro do Mosaic no Brasil.”é um momento de troca de experiência e reciclagens através da participação em Workshops especialmente programados para este fim”, assinala a ex-presidente Célia Maciel.” Esses workshops podem ser nacionais ou internacionais o que amplia demasiadamente o campo de experiência de todos os participantes”.

Mosaic: foco nas crianças

“Aconteceu em nosso Chapter o primeiro projeto de Mosaic. Os Staffs Laura Barbosa, Débora Luglio, Telma Sassi, Carolina Padilha, Bart e Ricardo Pellegrini planejaram 3 dias de atividades no Núcleo de Ação Social – o NAS. O foco é lidar com as crianças vinculadas ao núcleo e trabalhar com elas com duas diferentes abordagens: incentivo a leitura e educação ambiental. Com a ajuda dos cisvianos que doaram livros, foram mais de 200 livros além de revistas e gibis. O projeto de leitura foi um sucesso. A biblioteca, antes carente de livros infantis, agora está suficientemente numerosa e com livros de qualidade para atender as 35 crianças do NAS. Qualquer cisviano que queira saber mais sobre o Mosaic e/ou queira planejar um projeto que traga beneficio para sua comunidade, entre em contato com a Coordenação do Mosaic pelo e-mail mosaiccpq@cisv.org.br. Sua participação é essencial para futuros projetos. Agradecimento especial para Flávia Correa, Giovana Pardo Meo e o pessoal da JB: Isadora, Papis e Marina que foram ao NAS participar das atividades”. (Ricardo Pellegrini)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Encontro Nacional 2009 - Sejam bem vindos!

“...Tiro o meu chapéu..”


“Há tempos que esta nossa querida terra tem muito além dos poetas imortais, do belo e preservado prédio da Estação da Fepasa e das andorinhas que a tornaram conhecida por esse Brasil a fora. Tem o pastel, o cachorro quente, os artesanatos do Centro de Convivência que nossos filhos levam a todo o país nos programas cisvianos e tem também, ainda... os chapéus Cury. Chapéus que enfeitaram as cabeças de nossos avós, que representaram a dignidade de campineiros ilustres, que traduziram admiração e respeito...como o que sentimos hoje por esses 250 amigos cisvianos que vêm a Campinas mostrar tudo o que têm feito pelo crescimento de nosso querido CISV. “Pra vocês eu tiro o meu chapéu”E mais: este é o tema de nossa Festa do EN, o nosso momento maior. Chapéu coco ou panamá, chapéu de dama ou de cavalheiro, chapéu de praia ou de soldado. Chapéus de todos os tipos e de todas as épocas, não importam os modelos, estarão simbolizando o nosso carinho e respeito mútuo. Sentimentos que queremos expressar não só neste momento festivo, mas em todos os outros do nosso Encontro. Afinal, estaremos ainda mais próximos, pelo que de mais profundo nos une a todos, cisvianos: a crença em um mundo melhor. Para nós, todos os membros deste Chapter que temos dado o melhor de nós para bem recebê-los, a presença de vocês nesse Encontro - com sua experiência, dedicação e alegria - é realmente, de se tirar o chapéu...”

Sejam muito bem vindos! Um ótimo encontro a todos!-“

- Sílvia Santos -
Presidente do Chapter Campinas do CISV

O CISV em minha vida

No início do ano a Presidente Silvia Santos encaminhou aos cisvianos de Campinas a pergunta sobre o significado do CISV na vida deles. Conheça aqui algumas respostas enviadas.

“O CISV tem uma profunda importância na minha vida, porque, para mim, possui o aspecto fundamental de promover em seus participantes, como um todo, uma reflexão a respeito da interpretação da realidade e o que a influencia, como valores de outras pessoas e fatos sociais que acabamos por descobrir nos acampamentos. Assim, acredito que o CISV seja tão significativo, porque permite um desenvolvimento pessoal muito grande, já que foi isso o que ocorreu no meu caso, pois, desde que passei a freqüentar a JB e a participar de programas, reparei que acabei por desenvolver habilidades essenciais que não vislumbrava poderem emergir em tal tenra idade.
Desta forma, vejo que todos aqueles que obtiveram a oportunidade de participar de um acampamento do CISV ou participar de qualquer outra forma, receberam uma oportunidade única, pois o aprendizado que há nesta experiência não é facilmente encontrado em outro lugar.
Senso crítico, amizade, respeito e liderança.
Foi isso o que o CISV acrescentou em minha vida” (Henrique Velloso Papis-jovem cisviano) .


“Para mim, CISV é aprender a tolerar, uma maneira de unir todos os povos do mundo como uma só grande nação, como deveria ser. Os programas do CISV mudaram minha concepção das coisas como elas são, com novos conceitos de solidariedade e de integridade. Possuo amigos hoje no mundo todo e sei que posso contar com eles para tudo na minha vida. O CISV me trouxe muitos amigos, um senso cultural muito grande, novas maneiras de pensar, experiências para a vida toda” - (Pedro Damasco Silveira-pai)


“(...)Hoje digo de peito cheio que o CISV transformou a minha vida. Fez de mim uma pessoa melhor, mais altruísta e humilde. Me deu ‘tapas na cara’ e me ajudou a levantar. Me cansou e me reconquistou. E todos sabemos como é difícil descrever o sentimento. É como estar apaixonado. É algo que cada um sente à sua maneira, sempre de forma semelhante, mas com diferentes palavras e gestos. É ‘só vivendo essa sensação pra saber como é’. É tentar descrevê-la a outro CISViano e os dois ficarem parados, um olhando para o outro, sem ousar disparar uma palavras sequer, e, de repente, começam a rir pois sabem que a resposta é idêntica, mas simplesmente inexplicável”“. (Eduardo Henrique D´Ottaviano Silvestre-líder)


“Fazer parte do CISV é ser de uma comunidade que respeita e valoriza as diferenças, a ética, é integrar-se no mundo e ser sensível a ele.No CISV meus filhos aprendem a se virar (?), experimentam um sentimento de pertencimento, a liderar, a delegar tarefas, confiar, gerenciar conflitos, disputas e a respeitar pessoas, modos diferentes de ser, opiniões contrárias, a tolerância, o altruísmo... os valores humanos...Isto tem sido muito profundo e único na formação do caráter e na vida deles. Ser Cisviano é estar verdadeiramente ?Sempre Alerta ! ? para com as necessidades de outras pessoas, participar ativamente, é fazer a diferença.No CISV pude resgatar momentos e idéias há muito adormecidas dentro de mim. Que bom !Viva!! Sinto-me Bandeirante outra vez!"
(Cláudia Castelo Branco – mãe ex-Bandeirante)


“Se não tivesse conhecido o CISV, meus filhos seriam, acredito, pela exemplo de nossa família, bons filhos, formados, obedientes, educados. Viveriam a vida dentro de nossa cultura mesclada com as influencias externas, casariam, teriam filhos.(...) Mas, e a satisfação pessoal de uma vida abrangente?(...)Em todos os aspectos o CISV proporciona à família( longe de pensar que é só para jovens), todos os requisitos para a educação e formação que um jovem necessita. Aprimora a formação do jovem e reeduca os pais para as necessidades dos filhos, com mais compreensão, entendimento, amizade”(José Abrão Andery- pai) .


“Não consigo imaginar como seria a minha vida e a vida de minha família sem ter feito parte do CISV.Tudo foi muito diferente, ter conhecido pessoas do mundo todo com os mesmos objetivos,as mesmas intenções e preocupações com o futuro dos nossos filhos e de todo mundo,que é a paz mundial,a tolerância, a necessidade de ver o outro apesar das suas diferenças, e exercitar as nossas mentes para entender o outro mesmo que tenha opiniões diferentes a respeito de. A vida de nossos filhos também foi muito diferente daquela vida pacata de interior que não só passar o fim de semana com os amigos conversando sobre futebol e meninas,mas participando de reuniões aos fins de semana em Campinas (...) exercitando o conhecimento e tolerância com outros jovens de culturas e comportamentos diferentes,mas apesar de tudo seres humanos como todos nós”. (Vera Verde Selva-mãe)

Para você eu tiro meu chapéu !

Este é o tema da nossa festa. Além de um belo jantar teremos banda para animar nossa noite.
Não esqueçam da peça principal: o CHAPÉU.
Para acompanhar basta um pretinho básico, mas se quiser entrar no espírito e vestir um traje complementar fique a vontade.

Estaremos vendendo chapéus nos dias do Encontro. Para aqueles esquecidos de última hora não faltarão desculpas.

Chapter Campinas pronto para recebê-los


Amigos CISVianos, agora falta pouco para iniciarmos nosso encontro.
Trabalhamos muito neste período para torná-lo agradável e dentro do espírito CISViano.
Preparamos grandes worshops e não vemos a hora de chegar o dia.

PARTICIPE, foi a palavra que utilizamos no nosso chapter durante toda a preparação e com a força do seu significado esperamos vocês.

venham logo ....